quinta-feira, 16 de abril de 2009

Clifford - Pensando e aprendendo

Neste bimestre estamos trabalhando com o software Clifford pensando e aprendendo. Com todos os aspectos pedagógicos para trabalhar conceitos e conteúdos curriculares do Infantil, como resolução de problemas, lógica e raciocínio, classificação, associação, memorização, cores, formas, introdução à aritmética, orientação espacial, criatividade e coordenação motora.
O Clifford é vermelho e imenso, tão grande quanto uma casa. Mas o que tem de tamanho também tem de simpatia: embora um pouco desastrado, o cachorro Clifford é meigo, esperto e um ótimo companheiro. Por isso Maria Emília resolveu caprichar na festa de aniversário de seu “bichão” de estimação. Esse é o ponto de partida de Clifford – Pensando e Aprendendo.
Ao jogar Clifford – Pensando e Aprendendo, a criança deve realizar tarefas como formar pares, pintar e arrumar alimentos de acordo com seu tipo, que ajudam a desenvolver o raciocínio, a memória, a capacidade de resolver problemas e a criatividade, entre outras habilidades. O primeiro passo é escolher as jóias que enfeitarão a nova coleira de Clifford. Por causa de um pequeno acidente, essas peças acabam se espalhando pela cidade e cabe ao aluno encontrá-las enquanto interage com os outros moradores e auxilia Maria Emília a preparar a festa de aniversário de seu cachorro, levando-o para tomar banho, limpando o quintal, comprando o bolo e buscando o presente especial que a avó da menina enviou pelo correio.
Possui a estrutura de um jogo de aventura, com direito a mapa e a inventário. Em suas andanças pela simpática cidade virtual, o aluno deve recolher e guardar, na mochila de Maria Emília, objetos que podem ser úteis em outros momentos da história, como uma escada de corda e até um picolé cor-de-rosa. Se conseguir cumprir suas tarefas, o aluno se transforma em convidado da festa de aniversário de Clifford e pode participar de um divertido jogo de futebol entre cachorros.

Principais características:

· resolução de problemas;
· lógica e raciocínio;
· classificação, associação e memorização;
· cores e formas;
· introdução à aritmética;
· orientação espacial;
· criatividade e coordenação motora.

Um comentário: